No passado dia 17 de novembro a SteelPLUS dirigiu-se ao Museu da Vista Alegre em Ílhavo para o 10º Encontro da Indústria Automóvel dinamizado pela Afia onde ouviu vários oradores a expor as macrotendências desta indústria para os próximos anos.
O stop and go das OEMs, o shutdown temporário, a falta de componentes e o labour shortage foram indicados como as maiores dificuldades pelas quais a indústria está a passar. Em paralelo, a indústria está também a atravessar a que foi apelidada de maior transformação da indústria automóvel das últimas décadas.
O pacote “Fit for 55” de Bruxelas para a neutralidade carbónica da EU que menciona a proibição de venda ao público de veículos de combustão novos (incluindo híbridos) em 2035, tem sido o grande motor desta transformação sendo que estes preveem que nesse ano, 75% dos carros em circulação sejam elétricos.
Espera-se assim que a indústria vai retomar, mas com necessidades diferentes que requerem da parte das empresas inovação e diversificação para que todos se possam adaptar à nova realidade. Posto isto, o foco está agora na inovação. O investimento na indústria 4.0 e as relações com as universidades são por isso cada vez mais importantes para fazer frente a estas transformações.
Face à incerteza da aderência dos consumidores a esta transformação energética, é importante referir que o carro mais vendido na europa ao momento é o model 3 da Tesla. Mais ainda, foi referido que, no passado as empresas optaram por camiões elétricos por uma questão de imagem, mas que, nos últimos anos esta escolha tem sido cada vez mais consciente, quer ao nível do ambiente, quer ao nível económico.
Em suma, o ano de 2022 avizinha-se difícil, mas com alguns sinais de melhoria sendo que existe uma grande procura por automóveis, no entanto, a oferta não tem conseguido acompanhar a mesma..